por Celso Sisto
Lanço oficialmente, nesta semana o livro “EDUARDO E OS ELEFANTES”, com ilustrações de Aline Abreu, pela editora Melhoramentos, no Salão do Livro Infantil, no Rio de Janeiro. Este é o maior evento dedicado exclusivamente à literatura infantil e juvenil, no país. Lá estarão as empresas da área, os divulgadores, os escritores, os ilustradores, os editores e os promotores de leitura, também de olho no que produzem os outros artistas e as demais editoras.
Aproveito o momento para alinhavar umas constatações: há uma produção enorme, autores de mais e livros de mais, porém, literatura de menos. É verdade, vivemos o “momento embalagem”: livros que apostam em “invólucros” de primeira, com grandes nomes da ilustração e textos primários. E aí, concentra-se tudo no marketing! O poderoso marketing, que é capaz de erigir uma “carreira”, da noite para o dia, e convencer os leigos de que não podem passar sem aquilo. Que o bom é aquilo que todo mundo quer...
Pais, mães, professores, bibliotecários na condição de leitores neófitos, acabam levando gato por lebre! Ou livros com historinhas comportadinhas, bonitinhas, feitos para ocuparem o lugar das cartilhas de ensinamentos, com letras grandes, desenhos multicoloridos e com função alheia à literatura.
Mas o meu foco principal aqui é dizer (em especial para os candidatos a autores de literatura infantil e juvenil) que ninguém vira um escritor da noite para o dia! E nem por adorar criança, ou estar cheio de boas intenções e escrever poemas edificantes ou catárticos no caderno escolar. É preciso ler muito, estudar muito, conhecer profundamente os clássicos desta literatura tão especial, dedicada ao pequeno e ao jovem leitor, freqüentar livrarias especializadas, participar de seminários e congressos da área, ler os livros premiados nas mais variadas instâncias e desconfiar, sempre desconfiar, dos cânones.
O resto é vaidade!
Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias, ator, professor universitário, crítico literário e especialista em literatura infantil e juvenil. Para saber mais sobre o autor acesse www.celsosisto.com ou http://celsosisto.blogspot.